Onde todos os absurdos se encontram.

Autor : IORI BRUNO

Estou cansado. Exausto. Esgotado.

Em reflexões enérgicas e desesperadas tento entender como a mente religiosa funciona e o que vejo são cães correndo atrás de seus próprios rabos, se fazendo de carentes para chamar a atenção de seu dono e talvez ganhar um carinho. Ou um chute quando mijam no tapete. Patético, realmente patético.

Tento. De verdade. Mas como posso aceitar que uma pessoa me diga que deus não é racional?

De tão fácil e covarde, essa frase soa até engraçada. “Ah, você quer dizer que deus é burro? Hum…” Uma fuga tão acomodada e irresponsável assim, só o livre-arbítrio.

O que mais me irrita nessas respostas é o talento desperdiçado. Pense bem, se uma pessoa que me dá uma explicação como essa (de que deus não é racional e, por isso, não pode ser explicado) usasse esse dom de esquiva para tentar realmente responder a questão não seria maravilhoso? Bem, hoje em dia eu não tenho mais tanta esperança sobre a escolha dessa pessoa. Falando em escolha…

Uma das coisas mais intrigantes sobre o conceito de livre arbítrio é que ele já existia em religiões muito anteriores ao cristianismo (Mazdeísmo). O livre arbítrio é tão ridículo, que sendo verdade ou não continua incoerente. Veja, se existe, é incoerente porque não poderia existir castigo nem recompensa à pessoa já que isso a influenciaria a tomar sua decisão e isso é assédio moral. Se não existe, então deus faz um “reality show” cruel e macabro com suas amadas criaturas e isso vai de encontro a um ser bondoso. Esta última hipótese é ainda mais hipócrita, porque é absolutamente ridículo acreditar que o que acontece no planeta não é culpa sua! E ainda por cima viola uma das leis mais básicas da natureza: O equilíbrio de forças. Ou seja, não faz sentido errar de forma finita, limitada e ganhar um castigo ilimitado e infinito.

E outra coisa: seguindo a idéia de que deus é onipresente, onipotente, onisciente e atemporal, a coisa fica ainda mais absurda. Pense bem, se ele conhece o passado, presente e futuro, ele sabe antes de você nascer se você vai acreditar nele, se vai ser cristão, criminoso, hindu ou ateu. Ou seja, ele sabe antecipadamente o destino de todas as pessoas que passaram ou que ainda passarão pela terra. E sabe quais irão para o inferno e para o paraíso. Agora me responda: Onde você está vendo livre arbítrio? Seria diferente se ele chegasse para todas as pessoas antes de nascermos e perguntasse: “Você vai viver uma vida de sofrimento e alegrias mas quando morrer vai direto para o inferno sofrer eternamente por ter trabalhado aos domingos! Você ainda quer viver sabendo disso ou pulamos esta parte e te mandamos para o inferno agora?” Isso seria livre arbítrio. Mas, você tem que concordar comigo que seria bem ridícula esta situação. E se você raciocinar, nesse caso, todas as pessoas que estão vivendo vão pro inferno. Pois são as únicas que veriam em viver uma chance (inútil) de mudar seu destino. Afinal, se ele disser que você vai pro paraíso, por que esperar? Ou melhor, por que arriscar?

Como sempre, tudo fica simples se admitirmos que deus não existe e que isso é um devaneio humano.

O livre arbítrio é uma ótima fonte para dissertações e não posso deixar de agradecer a Agostinho (“o santo”), afinal foi ele quem recortou esse plágio e o anexou ao cristianismo para justificar um dos mais sérios conflitos da religião do salvador que não salvou a si mesmo. Louvada seja a hora em que ele encontrou o texto mazda de onde tirou isso. Palmas pra ele.

Mas me deparo sempre com coisas bem mais estúpidas que isso e fico sem ação às vezes. E por incrível que pareça, as coisas mais básicas são as mais absurdas. Pensando bem não é tão incrível que sejam as mais básicas porque, afinal, deus não existe!

Quer uma coisa tratada com simplicidade pelos cristãos, mas que não entra na minha cabeça?

A vida eterna. Como pode, “meu deus”, uma pessoa de 20, 40 ou 60 anos achar normal viver pra sempre? Não vou nem cogitar como deve ser entediante ou se existe mesmo. O fato é que ninguém pode nem sequer imaginar (quem dirá desejar!) como é a eternidade ou o infinito pelo simples fato de que somos mortais e finitos. É o mesmo que estar dentro de um carro e, ao mesmo, lá fora o empurrando. Não se pode ver algo de fora quando se está contido. Me impressiona também quando me dão até detalhes sobre o céu ou o inferno. Sabem até a quantidade de vagas disponíveis! Que senhora imaginação! Não entendo como alguém pode ir para um lugar que nunca viu, que não tem volta, financiado por um ser desconhecido com sérias inclinações à psicopatia, vivendo de uma forma totalmente estranha e ainda ficar feliz por isso. Isso é mais parecido com aquelas agências aliciadoras de menores que levam meninas para se tornarem prostitutas no exterior. Isso vem bem a calhar, pois isso é o que essas pessoas são: Concubinas de deus (leia cafetão).

Agora, chocado mesmo eu fico quando me falam sobre as intenções deste ser supremo…

Dizem que conhecem deus. Um exemplo pode ser colocado aqui para elucidar as formas por quais as informações sobre um ser inexistente são passadas e recebidas com tal irracionalidade que chega a ser engraçado.

Um dia, alguém fala sobre o leite para um cego de nascença. E então ele pergunta:

    — Como é o leite?
    — É um líquido branco — responderam-lhe.
    — O que é branco?
    — O branco é a cor do cisne.
    — Ah!… E o que é cisne?
    — É uma ave de pescoço elegante e curvo.
    — Curvo?!… O que é curvo?
    O interlocutor colocou a mão em posição curva relativamente ao braço e deixou que o cego a apalpasse para perceber a noção de curva.
    — Ah!… — disse o cego percebendo a forma pelo tato. — Agora já sei como é o leite!…

    Tudo depende da capacidade de transmissão de um e de entendimento do outro. Quando ambos são falhos nisso, eis o que acontece.

E ainda falam com uma convicção assustadora, pois sabem de tudo. Que tipo de roupa se deve usar. Que tipo de carne ele não gosta. Que dia da semana ele não quer que você trabalhe. Que planos ele tem para a humanidade. E o meu preferido: o que o faz feliz. Essa última adivinhação supera todas as outras. Sabe o que agrada deus? Ser louvado e bajulado. Ou seja, não interessa sua índole, não interessa como vive, não interessa sua sinceridade. O que interessa de verdade é ter fé. Tendo fé, as outras coisas se “ajeitam”, entendeu? Acho que deus é mesmo brasileiro, até nosso famoso jeitinho veio dele!

Ele é capaz de, não apenas perdoar todas as atrocidades, mas até apoiar algumas, contanto que a pessoa o ame de maneira exclusiva (e o tema, principalmente) acima de todas as coisas e passe adiante. Que marketing mais agressivo e anti-ético para um ser todo bondade.

Nem sequer seus atributos fazem sentido. Para um ser que se diz perfeito (e prega a humildade!) ele errou bastante com a humanidade, não é? Muitas vezes admitindo que errou. Isso fora o projeto do corpo do ser-humano em si. Não foi um trabalho muito bom, considerando as possibilidades que possui um ser atemporal e super-poderoso. Acho que até eu seria um engenheiro bem melhor. Mas acho que estou sendo injusto porque me esqueço que fomos criados à imagem e semelhança dele. Que molde, hein? E ainda tem coragem de criticar. Ridículo.

Afinal, o que torna um ser perfeito? Poderíamos dizer que para uma coisa ser perfeita ela tem que ter todas as características possíveis e no nível máximo. Ou seja, se deus é perfeito, ele possui a maior bondade, o maior poder, o maior amor e etc. Certo? Que engraçado. Porque seguindo essa lógica eu poderia dizer que deus possui o maior fedor, por exemplo. Ó, todo fedorento, como tu fedes! Ou então toda a maldade do mundo. Isso explicaria muita coisa…

Perfeição é um atributo que somos incapazes de compreender. Você poderia dizer agora: “Ponto pra eles! Você acabou de admitir que somos incapazes de compreendê-lo.” Mas a verdade é outra menos fantasiosa. Não podemos compreender algo perfeito simplesmente porque não existe nada perfeito, caiu a ficha? A perfeição é apenas uma guia que criamos para medir a qualidade das coisas, apenas para efeito de comparação. Nesse ponto podemos dizer então que se deus é perfeito, logo não existe! E se não é perfeito, logo não é um deus. Das duas, uma: Ou você reza para o nada ou reza para alguém como você. O que é pior? Que malandro!

Indico pra quem quiser explorar essa última alternativa o documentário: “Eram os deuses astronautas?”

Existe um outro dogma que me fascina. Não o dogma em si, que aliás é bem infantil, mas por as pessoas o levarem a sério! Senhoras e senhores, com vocês a santíssima trindade!

Não é uma idéia nova, aliás, nada é original no cristianismo. Mas essa versão é tão banalizada que beira o ridículo. Pense comigo: Deus, Jesus e o espírito santo são a mesma coisa. Deus é pai, Jesus é filho e espírito santo ninguém conseguiu me explicar até hoje o que é, mas tudo bem. E isso porque é uma religião de um deus só… Mas continuando, o deus sanguinário do velho testamento e Jesus são a mesma pessoa para os cristãos. Então porque, diabos, insistem em separar as duas religiões (judaica e cristã) se são do mesmo deus? E também, uma coisa que sempre me faz rir: Na bíblia, com quem Jesus falava se ele mesmo era seu próprio pai? Quando falava com deus estava apenas sofrendo um surto de esquizofrenia?

Deus deve adorar paradoxos. Tanto que ele mesmo se transformou em um.

Não entendo qual é o ponto desse joguinho idiota de salvação. Para começo de conversa, acho que se precisamos ser salvos de alguém, é do próprio deus. Um ser arrogante, sádico, carente e infantil não é a melhor companhia para uma vida eterna. É como um casamento ruim, mas sem a possibilidade de divórcio.

O ponto é se arrepender? Posso fazer o que quiser durante a vida contanto que me arrependa no leito de morte, então estarei salvo. Isso não é injusto com as pessoas que desperdiçaram toda a vida se privando dos desejos? Mas deus é justo.

O ponto é fazer o que ele quer? Como um ser que possui todo o poder do universo pode ter tanta dificuldade em fazer sua criação obedecer? Essa questão de dar a escolha é pior se for considerada. Quer dizer que ao invés de dar às suas “amadas” criaturas, uma vida boa e tranquila, sem conflito e sofrimento, ele prefere fazer essa pressão psicológica imatura e sádica só pra ver quem puxa mais o saco dele? Quem quer viver cercado de puxa-sacos? Que ego! Mas deus é amor.

O que é deus? A resposta mais fácil, rápida e covarde é: Não tente entender deus.

Isso porque a mais difícil e honesta é essa: Deus é um conceito criado pelo homem para projetar suas próprias fantasias e seu ego, dar um sentido à sua curta existência e, de quebra, controlar e acalmar seus semelhantes menos favorecidos com a promessa de uma recompensa mais que merecida depois de uma vida inteira sofrendo em favor do conforto da classe dominante.

Quando se vê as coisas desta forma, ficam bem mais claras algumas afirmações de Jesus: “Digo-vos mais uma vez: é mais fácil a um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que a um rico entrar para o céu” Que frase inspiradora! Uma mistura de vingança e demagogia contra aqueles que os oprimiam. Uma manipulação covarde do povo, fazendo-o acreditar que se fará justiça quando, na verdade, só ajuda a perpetuar a opressão tornando-a natural. É nojento, mas infelizmente realidade.

Você deve estar se perguntando porque eu me importo em criticar a religião de maneira tão apaixonada. Simplesmente porque não consigo entender como uma pessoa passa toda sua vida acreditando que viver é se privar, que sofrer é sinal de recompensa e que, ainda por cima, foi privilegiada por acreditar nisso. E ela tem toda razão, afinal a ignorância é um privilégio.

Às vezes sinto que minha existência não faz sentido e que sou insignificante como uma estrela perdida entre bilhões de outras. Só que não procuro deixar de brilhar mas, sim, ter a consciência disso. E aqueles que nem sabem que podem brilhar? Saiam da caverna, já dizia Platão.


14 Respostas

  1. Excelente texto, Bruno. Parabéns.

    Vou colocar uma referência pra ele em meu blog.
    Define bem o que é, na prática, a religião cristã.

    Cachorrinhos tentando agradar ao dono foi demais kkkkk

  2. Interessante como um ensino bíblico errado realmente afasta as pessoas da religião. Isso me deixa muito triste. Coisas como a Santíssima Trindade e o inferno de fogo foram doutrinas criadas pelo Concílio de Nicéia e que não possuem amparo bíblico. Essas idéias acabam mais afastando as pessoas de Deus do que aproximando.
    Mas mesmo que o inferno de fogo exista, você acredita mesmo que o crente acredita em Deus apenas para evitá-lo? Ou será que ele quer um relacionamento maior com aquele que criou tudo? Pense nisso.
    Esse tipo de texto não é excelente, pois reduz a crença a algo simplista e não analisa as reais causas da existência dela.

  3. Red Guy 32, é engraçado como o ensino bíblico de maneira pretensiosa aproxima as pessoas de um deus criado por elas mesmas de acordo com a comodidade de cada um.
    Sobre o concílio de Nicéia, fontes como “O código Da Vinci” não são muito confiáveis já que é apenas uma ficção. Não que não tenha existido, mas não da forma como diz. Dogmas como a trindade e outros, têm sim, amparo bíblico. Sugiro que leia mais seu próprio livro sagrado.
    Acredito não, eu já experimentei e presenciei pessoas que apenas creem por medo da punição eterna. Lógico que você dirá que essa pessoa não é realmente um crente e que sua crença é melhor que a dele e blá, blá, blá…
    Por isso já adianto, não seria pela fé manca que alguém crê apenas por medo, seria pelo senso de auto preservação aliado à uma mente ligeiramente mais questionadora e esclarecida que a sua.
    Ah, e sobre a fé, para entender sobre “as reais causas da existência dela”, leia outro texto meu: “Deus: Efeito colateral da evolução.”
    Eis o link pra você e obrigado por ler.

    Deus: Efeito Colateral da Evolução.

  4. / \
    / \
    / \
    I
    I
    I

    Sou eu…. ¬¬

  5. As causas “reais” da existência das crenças podem ser vistas num comentário-post que Haddammann colocou no site Naturalmente Não Sei: A principal é a “esperteza” dos parasitas incompetentes, preguiçosos e sem qualificação nata, que se amancomunaram e inventaram as crenças para usurpar a competência dos produtores.
    As ferramentas principais dessa ‘esperteza” são:
    Imposição da subserviência e submissão.
    Imposição de ‘moral’ e ‘respeito’ contrastadas com total falta de escrúpulo e dignidade.
    Imposição de pobreza e desconhecimento.
    Apropriação indébita da Fé (perseverança na vida — enfrentamento das dificuldade do viver).
    Apropriação nociva do direito pessoal pleno à energia sexual, e à escolha de parcerias de convivência (usurparam o consentimento dual de vivência em prol de afeto, procriação, etc; auto-intitulando-se “abençoadores de uniões”).
    A criação do novilho-pobre-na-grelha (o presépio com sua ‘lição’ aos mandantes e lacaios hipócritas) já prontinho pra ser comido antes dos 11 anos de idade (crime naturalmente quase inimaginável de tanta sordidez).
    O torturamento da femina humana, enfeiando-a psicológica e fisicamente com sofrimento incessante, para produção de seres civis castrados de sua inteireza natural.

    Leia-se na Internet arquivos que estava no blog/site Sem Religião:
    A Canalhice Começou Assim.
    A Importância da Femina.

  6. Só digo uma coisa: a pessoa que crê em Deus e segue seus preceitos apenas para fugir de uma punição eterna é a mesma pessoa que, quando está dirigindo um carro, não atropela as pessoas apenas pq existe uma lei proibindo e punindo e não porque é errado.
    Se isso não é válido para o cotidiano, pq deveria ser para a religião?

  7. Sempre os mesmos argumentos, as mesmas prosas…
    Nada de novo! Nada de avanço! Nada de EVOLUÇÃO! Ehehe…
    Estagnação geral! E eu aqui ansioso para prosseguir no conhecimento.
    Isto acima não abre o apetite dos crédulos.
    Adversários fortes estão sendo extintos? Em 2020 quando a Igreja conquistar 50% da nação brasileira vai nos faltar oponentes, teremos que buscar argumentos contrários de 1ª no exterior! Bem provável que será na França ou Reino Unido.

  8. Hahaha falou o grande servo do “Senhor” que nem tem mais argumentos para tentar defender a pobre fé que carrega hehehe.

  9. […] This post was mentioned on Twitter by Alex Rodrigues. Alex Rodrigues said: Onde os absurdos se encontram: https://deusilusao.wordpress.com/2010/04/11/onde-todos-os-absurdos-se-encontram/ […]

  10. Texto com belas “tiradas”. Abração guria..Iori, parabéns!

  11. Queria DEMONSTRAR minha gratidão por alguns leitores e escritores , pela virada no quesito opiniões.
    Alguns não conheço pessoalmente, mas outros tenho mais do que amizade!
    Mas enfim agradeço aos que escrevem e me passam os seus bem escritos textos aqui já publicados de Iori Bruno & Thó Alexandrino , agradeço aos leitores do extinto site ”semreligião” lá conquistados , onde Iori e eu postavamos nossos textos contínuos, mas a esses leitores que seguem aqui, como Shere & Haddammann compartilhando ou deixando algo que agregue …

    Segundo Barros , a qtde de visitas diárias continua na ”base média” ,isso significa excelencia , para mim!

    Mas sinto dizer que sinto falta dos antigos leitores que sempre contribuiram, como a portuga Mukinha , o policial pavio curto Amorim …e até do Spy!

    Abraço a todos.

    Abraço Sara!!

  12. Nossa…parabéns pelo texto Sara, ou NáJung…?
    Uma mulher assim que eu queria pra casar…inteligente e interresante…

  13. Olha não quero te dizer nada,mas o texto é do IORI BRUNO, e SARA É HOMEM*

    Eu só publiquei o texto do amigo, então, você procura mesmo o que? Ou quem?
    rsrsr…

  14. KKK… ¬¬’

Deixe um comentário: