amor à morte

Funeral.jpg

O cristão deveria encarar a morte, mal comparando, como o procedimento de check in para férias no exterior: algo que se enfrenta com bom humor, paciência e excitamento apesar da aporrinhação e desconforto envolvidos. Mas não. Embora exaltando e anunciando uma vida perfeita e maravilhosa numa dimensão mágica cujo portal é a própria sepultura, ele se agarra a este mundo como eu me agarro, e teme tanto a morte quanto eu mesmo temo.

Eu, sim, tenho razões para querer adiar a todo custo o meu aniquilamento, porque sou um ser mundano, finito e desalmado. As minhas razões, entretanto, jamais poderiam ser reivindicadas por criaturas que seriam premiadas com uma outra vida muito melhor do que essa num outro mundo muito melhor do que esse. Não há lógica em imaginar um cristão que não anseia pela própria morte. Eu, se acreditasse no que os cristãos acreditam, iria passar meus dias esperando a hora de deixar logo essa existência terrena tão desprezada por Jesus Cristo: «Não ameis o mundo, nem o que no mundo há» (1 João; cap. 2, v.15).

Richard Dawkins comentou várias vezes que, a se levar a sério as alegações em que se sustenta a fé religiosa, seria fácil distinguir, num velório, quem é ateu e quem é cristão, pois estes últimos teriam motivos de sobra para se alegrar com a partida de um ente querido. Apenas aos ateus seriam facultados a dor e o sofrimento que a contemplação da morte de um semelhante lhes traria da certeza de seu próprio fim.   

22 Respostas

  1. A MORTE é misteriosa e difícil. O que temos são apenas crenças sobre o que ocorre depois dela. Além disso, a pessoa que parte, faz falta, deixa saudades.

  2. Meu pai morreu em 2014, até hoje não dá para acreditar direito q akele velhinho de carinha triste não mais existe. O único consolo é saber que fui um bom filho.

  3. Meus sinceros pesares sobre isso.

  4. O único consolo é saber que fui um bom filho.

    Lamento sua perda. E discordo de você quanto a isso de consolo.

    O único consolo é o tempo. O período de luto por alguém que amamos dura, em média, 2 anos. Acho que isso significa dizer que o tempo nos consolará depois de 3 anos…

  5. O filme “The Discovery” fala mais ou menos sobre isso.
    Um cientista descobre, com provas irrefutáveis, que existe vida após a morte. Após essa “descoberta” a maioria dos seres humanos quer se suicidar para morrer logo, ou seja, surge uma epidemia de suicidios.

    É interessante, acho que tem no Netflix

  6. digamos que os crentes creem em Deus tanto quanto um paraquedista crê que o seu paraquedas o salvará da queda,mas la fundo ele sempre imagina que o paraquedas poderá não se abrir!
    Assim como todos que embarcam em um avião tambem imaginam que poderá ser sua ultima viagem.
    via de regras imaginamos que um dia iremos morrer e claro este dia chegará!
    nós teistas possuimos ainda uma segunda opção bem mais otimista a esperança da vida após essa vida.
    Ja aos ateus só restam revoltas e todo esses mimimimissss.

  7. a morte que causa a dor da separação, é tão necessária quanto a existência de toda dor, e como dizia o poeta Renato Russo: “e toda dor vem do desejo de não querermos sentir dor” sábia visão da vida!
    a morte no mundo fisico é necessaria para abrir espaço para que sejam desenvolvidas outras vidas, aqui estamos sujeitos a ações , movimento , tempo e ciclos.

  8. Ahhh…vc é espírita Criaturo? Já passei dessa fase…vc também conseguirá. Mas é Umbandista ou Kardecista? Talvez seja um dos moderninhos da conscienciologia.
    E outra, quem tá de mimimi?
    Tô pouco ligando pra sua fantasiosa fé.
    Quem quer a todo custo me fazer crer em seres que só existem “simbologicamente” são vcs que se auto intitulam cristãos.
    Estou num site ateísta compartilhando ideias com os que pensam igual ou parecido comigo.
    Vcs que invadiram nosso espaço para tentar arrebanhar quem vcs entendem por “mundanos”. Para, quem sabe, contribuir financeiramente para que o lider de sua seita prospere…

  9. Allienista agora espirita? apenas gosto de filosofar sobre a crença na vida, claro que alem deste mundo!
    mas não nego que tenho la alguma simpatia por partes do kadercismo, na verdade voce não chegou a passar desta fase porque desistiu se achando muito esperto, normal é apenas mais um ex crente, que provavelmente fez 3 pedidos ao seu deus gênio da lampada e não foi atendido, agora cá esta a ser ateu do deus das suas próprias tolices! Se sente liberto deles ótimo passo para próxima fase a de uma maior razão divina!
    Negativo mesmo quando o Barros abandonou o proprio site, por ter levado uma bota de uma serva do Sr., todas ovelhas ateístas vazaram na capoeira eu aqui permaneci firme juntamente com mais outros crentes, para tomar posse desta benção só faltava ele me ter passado a senha do site que ja estava totalmente dominado por nós crentes!
    Mas o milagre aconteceu e ele ressuscitou, amem irmão Valmidênio? saramalafaisobaobarastafarisalomé…………….

  10. “…dominado por nós crentes…”
    Sinceramente li vários posts deste blog e li vários comentário de crentes e céticos.
    Os crentes sempre tocam na mesma balela e o último recurso é sempre o mesmo: “pra crer tem que ter fé…”
    Completamente hipnotizados, como eu estava…
    Criaturo, qual a sua idade?
    É graduado?
    Sua idade mental é de 16 mas suas piadas são de 5ª série.

    “Negativo mesmo quando o Barros abandonou o proprio site, por ter levado uma bota de uma serva do Sr., todas ovelhas ateístas vazaram na capoeira eu aqui permaneci firme juntamente com mais outros crentes, para tomar posse desta benção só faltava ele me ter passado a senha do site que ja estava totalmente dominado por nós crentes!”

  11. sim sou bem graduado com mais de dez graus em cada olho e sua idade aparente é de um velho bem resmungão! ha…ha..ha..ha.ha
    mas desde quando conhecimento cientifico é sinal de sabedoria?
    Das cavernas a atualidade homens continuam se matando onde esta a evolução?

  12. Criaturo 1

    Não se ofenda com as grosserias do tal de Walmir. Acho seus comentários bem coerentes e divertidos

    Sua idade mental é de um cara de uns 45 anos, maduro mas q conserva fé na vida e na humanidade, é essa a impressão q vc me passa, e suas piadas são ótimas. Acessei seu fórum Ateus x Crentes e achei interessante diversas postagens.
    Assinado Seu Fã Criaturo 2

  13. Criaturo 1, tu ta podendo kkkk

    o Barros abandonou o proprio site, por ter levado uma bota de uma serva do Sr., todas ovelhas ateístas vazaram na capoeira eu aqui permaneci firme juntamente com mais outros crentes, para tomar posse desta benção só faltava ele me ter passado a senha do site que ja estava totalmente dominado por nós crentes

  14. Criaturo Two
    esse negócio do site ta dominado por nós crentes foi uma brincadeira provocativa quando o Barros sumiu choramingando que havia levado um fora de uma evangélica, uma referencia a mim, voce , o andré, O Rronaldo e o Quéchocolatis que estavamos nos divertindo no INDEX em 2014/2015

    obs. ja respondi seus comentários la no ateusxcrentes

  15. Pessoas sem argumentos acham que conseguirão impor algum respeito apresentando um pedaço de papel desfilando titulos acadêmicos, carteira der identidade ou de cargos, considero apresentação de titulos em primeiro lugar falta de maiores recursos, apelação a autoridade ou simples ad hominem..

  16. Criaturo, meu querido, você esqueceu de me dar uma resposta lá nos comentários de Deusilusão no Twitter.

  17. post o link?

  18. É muito folgado.

    Mas como eu quero uma resposta, eis o link

  19. Criaturo One,

    gostei do apelido Criaturo Two kkk

  20. Criaturo One, concordo profundamente:

    Criaturo, on 29/01/2018 at 20:06 said:
    Pessoas sem argumentos acham que conseguirão impor algum respeito apresentando um pedaço de papel desfilando titulos acadêmicos, carteira der identidade ou de cargos, considero apresentação de titulos em primeiro lugar falta de maiores recursos, apelação a autoridade ou simples ad hominem..

    É muito desagradável mesmo qd a pessoa começa a conversa falando sou formado nisso ou nakilo, ou tenho a função tal, em vez de apresentar argumentos e fatos.

    Eu sou legal, mas sou chato quando precisa kkk já derrubo o penacho da pessoa qd ela vem com exibimento kkkk já falo pra pessoa ”o fato de vc ser formado nisso não garante que vc saiba tudo sobre esse assunto” kkk

    Pq conversas sobre religiões são enriquecedoras, mas apenas quando há humildade, a ideia de um refletir sobre os pontos de vista do outro, sem desmerecê-lo, aí sim, é legal.

  21. Mas apesar dos pesares a vida neste planeta eh razoavelmente boa (logico q dolorosas excessoes e tals), por isso nao temos pressa alguma para “fazer a passagem” kkk so q nao “podemos amar o mundo” (ser materialistas demais) temos q priorizar as “coisas do alto” …

  22. Esse “as coisas do alto” vem do tempo que se achava que o céu era o piso de um mundo superior… Por aí se tira…

    Ó, exceções… 🙂

Deixe um comentário: